Parceiros



Posições de A à Z: Definindo a Formação Tática


Olá Brasfooteiros,

Hoje estaremos em mais um episodio da serie "Posições de A á Z.


Introdução: Depois de você definir seu elenco, o próximo passo é definir sua formação tática. Hoje daremos dicas de como defini- la, na última postagem da série Posições de A à Z.


Leia mais!





Analisando as características


A primeira coisa a fazer é ver as características de seus jogadores. Por exemplo, se tiver laterais mais defensivos, volantes que não apoiam muito e atacantes mais velozes, é de preferencia que se use uma formação mais defensiva, já se tiver laterais ofensivos, volantes que apoiam e atacantes mais de área, se utiliza uma formação mais ofensiva.

Formações recomendadas


No Brasfoot, há várias formações que podem ser utilizadas. Mas algumas são mais utilizadas e recomendadas por pelo time se adaptar com mais facilidade. Veja algumas delas:



  • 4-4-2: Formação muito usada, por ter um bom equilíbrio.Ela se adapta a times ofensivos e defensivos, é uma das táticas mais usadas e recomendas por analistas.
  • 4-1-3-2: É uma especie de 4-4-2 só que com 3 meias. É usada em times ofensivos que contenham 3 bons meias. Geralmente utiliza um volante de marcação, um lateral ofensivo e outro de marcação e dois meias ofensivos e um de armação.
  • 4-5-1- Times mais defensivos, que preenchem o meio campo com 3 volantes (dois mais de apoio ao ataque) e dois meias. O atacante geralmente é de área e se usa laterais ofensivos. É bastante utilizada por equipes menores quando enfrentam equipes de grande expressão, geralmente em torneios de mata- mata pode vir a ser útil fora de casa.
  • 3-5-2: Usada quando se tem 3 bons zagueiros e laterais ofensivos. Usa-se dois volantes e um meia de armação. No ataque atacantes mais de área, com as características Fin/Cab e Fin/Pas. Usada em times defensivos, que exploram seus contra- ataques pelas laterais.



Análise final: Defina a formação do seu time, analisando suas características, e também  leve em conta os fatores como: mando de campo e força do adversário.


Espero que gostem,
Pedro L. Panigassi        

2 comentários

Anônimo em 3 de fevereiro de 2013 às 07:45

Hello, i think that i saw you visited my website so i came
to “return the favor”.I'm attempting to find things to improve my web site!I suppose its ok to use a few of your ideas!!
Also visit my web site : cafetiere senseo

Anônimo em 16 de maio de 2013 às 13:03

O GRANDE SEGREDO PARA SE TER UM TIME VENCEDOR É SIMPLESMENTE TER UM ATACANTE QUE FAÇA MUITOS GOLS. MAS É MUITOS GOLS MESMO, DO TIPO, MAIS GOLS DO QUE PARTIDAS. O ATACANTE QUE FAZ MAIS GOLS É SEMPRE O DA DIREITA. MELHOR CARACTERÍSTICA: CAB/FIN. OUTRAS COMO FIN/VEL E VEL/DRI TAMBÉM FAZEM BASTANTE GOLS MAS NÃO NA MESMA PROPORÇÃO. O ATACANTE DA ESQUERDA TAMBÉM INFLUENCIA. A MELHOR COMBINAÇÃO QUE EU ENCONTREI FOI: CAB/FIN (D) E FIN/CAB (E). PARA ISSO, UTILIZAR O 4-4-2 NORMAL, JOGANDO PELAS LATERAIS E NO CONTRA-ATAQUE. NAS PRIMEIRAS TEMPORADAS PODE NÃO TER MUITOS RESULTADOS POIS NÃO HÁ ATACANTES QUE FAÇAM MUITOS GOLS NO INÍCIO DO JOGO PORÉM, COM AS APOSENTADORIAS ELES ACABAM APARECENDO. SE O ATACANTE DA DIREITA NÃO FIZER MAIS GOLS DO QUE JOGOS PODE VENDÊ-LO E CONTRATAR OUTRO, ISTO MESMO! COMO EXEMPLO, ESTOU JOGANDO COM O GRÊMIO E COMO NÃO HAVIA MUITAS OPÇÕES DE ATACANTES BONS RESOLVI APOSTAR E TENTAR APOSENTAR UM.. APOSENTEI UM ATACANTE URUGUAIO CUJO NOME NÃO LEMBRO MAS COLOQUEI O NOME DE BRIAN RODRÍGUEZ (O DO HUACHIPATO RSRS) E TIVE SORTE POIS ELE VEIO COM 17 ANOS E 11 DE FORÇA. NA PRIMEIRA TEMPORADA ELE NÃO FOI MUITO BEM. NA SEGUNDA FOI ARTILHEIRO E VIROU ESTRELA. DEPOIS DISSO VIROU UMA MÁQUINA. AGORA ELE ESTÁ COM 31 ANOS E TEM UNS 980 JOGOS DISPUTADOS E ESTA COM MAIS DE 1200 GOLS. JÁ FAZEM UMAS 8 TEMPORADAS SEGUIDAS NA QUAL A PIOR DELAS ELE MARCOU 95 GOLS. DESDE QUE ELE VIROU ESTRELA O TIME VEM GANHANDO TUDO PRATICAMENTE. FIZ UMA TEMPORADA DE 85 JOGOS E 3 DERROTAS APENAS E NO CAMP. GAÚCHO COM TIME RESERVA. OU SEJA O ATACANTE DA DIREITA LEVA O TIME NAS COSTAS. ISSO PODE SER PERCEBIDO QUANDO O MESMO NÃO JOGA, COMO O TIME VAI MAL. OBS: NÃO USO NENHUM TIPO DE TRAPAÇA, NÃO AUMENTO O ESTÁDIO E SÓ CONTRATO JOGADORES LATINO-AMERICANOS POIS PREFIRO UM JOGO MAIS PRÓXIMO DA REALIDADE. TENHO O SAV DO JOGO PRA QUEM QUIZER. É SO PEDIR POR E-MAIL: rodrigo_svi@live.com

Comente o post acima:

Sem xingamentos, ofensas e/ou calúnias.

Seu comentário deve ter relação com o post acima.

Obrigado pela atenção!

Chat


REGRAS
• Respeito a todos, do proprietário ao convidado
• Proibido divulgar registros de quaisquer versões do Brasfoot ou sites que não sejam parceiros do Dicas de Brasfooteiros
• Proibido insistir em ser moderador/administrador do chat
• Proibido fazer spam ou flood
 
Tema editado por Widemar Ferraz | Copyright Dicas de Brasfooteiros